Em uma definição simples, catarata é um “embaçamento” do cristalino de seu olho. O cristalino pode se tornar tão opaco, que a luz e as imagens não conseguem atingir a retina (o transmissor localizado no fundo do seu olho, que envia as imagens para o cérebro).
Ferimentos no olho, algumas doenças, ou até mesmo medicamentos podem causar esse embaçamento. Mas, em mais de 90% dos casos, o embaçamento é causado pelo processo natural de envelhecimento do cristalino.
A catarata pode ser a razão pela qual as imagens nítidas se tornam borradas, ou pela qual sentimos mais dificuldade em enxergar à noite. Também pode ser por esse motivo que os óculos ou lentes de contato que costumavam ajudá-lo na leitura, não conseguem melhorar a visão.
Quando diagnosticado com catarata, a única maneira de solucionar o problema é remover o “embaçamento” . O cirurgião utilizará uma técnica chamada facoemulsificação, através da qual a catarata é triturada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra-ocular para restaurar sua visão.